-
Arquitetos: GRAU.ZERO
- Área: 2800 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro do Liceu, Aveiro, no cruzamento da Rua de São Sebastião com a Avenida de Oita, um terreno com uma habitação devoluta aguardava a colmatação urbana do gaveto.
Num terreno com 677,50 m² criamos um edifício com seis pisos e 26 fogos de diferentes tipologias. Em termos funcionais, está dividido em duas partes: uma eminentemente habitacional, com tipologias maiores (T3 e t2) e acessos verticais dedicados e outra parte com tipologias pequenas (T0 e t1) de modo a dar resposta a alojamento universitário dada a proximidade deste à universidade de Aveiro.
Em termos formais, a proposta desenvolve-se à face da rua dando continuidade aos alinhamentos existentes e tendo em conta a malha urbana já consolidada da área onde se insere o edifício permitindo assim o fecho da frente de rua. Pretendeu-se criar uma transição gradual de cotas do edificado da Av. de Oita para com as cotas da Rua de São Sebastião. Para tal, enfatizou-se a estrutura porticada dando-lhe um sentido estético nos alçados marcado pelos pilares/vigas. Uma vez que se pretende uma desmaterialização deste volume junto da Rua de São Sebastião, esta estrutura vai-se desmaterializando até atingir o número de pisos previstos no Pedido de informação prévia. Para tal, criou-se uma relação de cheios e vazios através dos paramentos e vidros entre pilares e vigas.
O acesso às habitações é feito pela lateral do edifício na Rua de São Sebastião permitindo o acesso aos elementos de comunicação vertical, libertando assim a quase totalidade da área de rés do chão para um estabelecimento comercial de grandes dimensões.
Os materiais utilizados na fachada são sistema Etics de cor CIN ref: 0731 com chapa de madeira carvalho claro nos paramentos cegos. Os guarda-corpos são chapa micro-perfurada pintadas a RAL 6028 com topo a madeira maciça de carvalho claro.